Organização com Propósito: Meu Cantinho Colorido

Estou em plena operação “pente fino” em minha casa. Organizando o que está há tempos pedindo para ser organizado: encontrando uma casinha para cada coisa que me alegra, morar. E o que não me dá mais alegria doar, reciclar, enfim encontrar uma outro lar para que outras pessoas possam aproveitar. Chamo isso de organização com propósito.  Vou te contar sobre este cantinho aqui: onde organizei todos os meus livros de colorir, lápis de cor e tudo o mais que uso para fazer minha meditação colorida.

Este processo toma tempo e paciência mas vale cada segundo. A idéia é ficar mais leve e ganhar tempo no dia-a-dia, tornando sustentável a manutenção e utilização das coisas.  Não se trata só de uma questão estética. Ela conta também mas o propósito aqui vai além: quero poder usufruir das coisas que me dão alegria, ter tudo à mão e ser prático e rápido também na hora de guardar (pois sabemos que a bagunça e a desorganização se instaura em segundos se esse processo não for bem planejado). No meu caso que decidi junto com minha família a não termos mais empregados domésticos mensalistas nem diaristas tornou-se uma necessidade vital. E para isto decidi  fazer uma “operação pente fino” visando a organização com propósito em cada cantinho da casa e home office.  Já passei pela lavanderia, despensa e armários da cozinha (espaços críticos que fazem a casa funcionar ou te deixar maluca e estressada quando não funcionam bem) e vai ainda passar pelos guarda-roupas, atelier, home office… (vai longe ainda,mas estou cada vez mais motivada com os resultados).

Terminei de organizar agora o meu “cantinho colorido”, onde guardo meus livros e materiais de colorir (e que estava uma verdadeira massaroca). O que vinha acontecendo é que eu demorava muito tempo para selecionar e achar os materiais que precisava para aquele desenho que eu queria colorir. Depois ainda  arrumar tudo na mesa e quando finalmente sentava para colorir já não sobrava quase tempo para o mais  legal: colorir.  Era bem desanimador e por várias vezes desisti de colorir porque sabia que não teria tempo suficiente. Agora encontro tudo rápido, e posso aproveitar e colorir meus livros mesmo tendo apenas 15 minutinhos de break. E ainda posso ficar “namorando” meu cantinho super lindo sempre que passo por ele! Valeu a pena cada minuto.

Organizei meus materiais por bandejas (estações de tipos de materiais): aquarelas e  pincéis, lápis preferidos e canetas para os efeitos especiais, lápis escolares, etc. Assim, quando vou colorir, levo só a estação de materiais que pretendo utilizar, de uma vez só. Esse detalhe fez uma diferença enorme no tempo que ganho e dedico para o mais demorado que é colorir (e não ficar organizando o material homeless bagunçado.

Na prateleira de cima ficam meus livros super hiper ultra especiais! Na de baixo ficam os outros livros que eu também adoro e livros de histórias que me inspiram… Alice no País das Maravilhas, Peter Rabbit, Fairy Tales. Na última prateleira ficam os materiais que não uso com tanta frequência mas que também são importantes para projetos especiais.

Esta bandeja, por exemplo, é a estação dos meus lápis e materiais preferidos e tudo o que eu preciso para uma “meditação colorida básica”. especialmente quando tenho pouco tempo. Organizada dessa forma consigo colorir mesmo quando tenho apenas 15 ou 30 minutinhos de pausa. Adoro fazer isso depois do almoço ou entre um turno e outro de trabalho.

Adorei o resultado! Sinto-me mais leve e sei que meus materiais também gostaram de ter uma casinha decente para morar, afinal eles pareciam uns desabrigados, tadinhos, e mereciam ter um lugar especial, cada um deles, pois me trazem muita alegria e me proporcionam momentos de muito prazer. Agora é possível, em meio à loucura e correria do dia-a-dia, consigo abrir uma janelinha, suspender magicamente o tempo e me dedicar à arte de colorir, mergulhada numa meditação colorida.

E você? Já conseguiu criar um cantinho especial para suas artes e momentos de alegria? Se quiser compartilhar e conversar mais sobre essa delícia dos livros de colorir, entre no nosso grupo do Facebook: Meditação Colorida e livros de colorir.

Se gostou do tema Organização com propósito, se inscreva na Newsletter e eu te enviarei os próximos artigos sobre esse o tema meditação colorida e outros temas relacionados, em primeira mão.



 

Um forte abraço,

Vanise