Degustação de Mesas – Estilo Shabby Chic

 

As mesas em estilo Shabby Chic tem elementos muito especiais. Extremamente românticas e femininas, abusam das rendas, crochet, pérolas, linho, juta e por conta disso podem ser confundidas com o estilo Rústico chic. Mas o que as tornam únicas é justamente o elemento shabby– que significa “gasto, velho, desgastado”, que pode ser representado por mobiliários antigos e reciclados, toscamente repintados (geralmente de branco), capas de cadeiras em tecido de algodão branco ou off-white.

O Chic fica por conta das louças brancas, vintage, das toalhas de renda e crochet e de candelabros. Os tons pastéis, sempre femininos, também possuem um ar antigo, envelhecido, elegante e melancólico. Você nunca vai encontrar tons como o pink, vermelho  ou cor de laranja numa mesa estilo shabby chic. As cores preferidas são o rosa antigo,  verde água,  branco e os perolados. As flores que combinam com este estilo são as rosas (muitas rodas!) e lavandas e também sempre-vivas e flores do campo de cores claras e delicadas.

É interessante observar que as decorações das mesas no estilo shabby chic podem ser bastante rebuscadas ou extremamente simples. Você decide, dependendo do que tem em casa e do clima que quer criar.

 

Rachel Ashwell , decoradora americana, foi quem idealizou e tornou este estilo conhecido  e  tem vários livros publicados sobre o assunto. Em seu blog (http://www.shabbychic.com/blog/) ela conta como tirou sua inspiração das antigas casas de campo inglesas, onde seus proprietários pintavam e reciclavam os móveis da família

O que eu mais gosto neste estilo é que é fácil reproduzí-lo! Louças claras, do dia a dia, combinadas com guardanapos brancos de tecido mais caprichado como linho, algodão (de novo aqueles herdados do enxoval de nossa avó!). O toque final fica por conta de candelabros e castiçais antigos, velas, colares de pérolas (bijouteria, claro!), vasos, potes e jarras reciclados e flores, muitas flores!!

Aqui a simplicidade dança com a feminilidade em  cores esmaecidas numa suave e deliciosa viagem ao passado.

Inspire-se e monte sua mesa Shabby Chic.

Com carinho,

Vanise Almeida